terça-feira, 4 de agosto de 2009

Castanhola


CASTANHOLA (combretácea)
Terminalia catappa L. - Árvore alta, de tronco áspero, com os galhos dispostos horizontalmente, a lembrar gigantesco chapéu-de-sol. Esta árvore chama a atenção, quer pela forma bizarra da copa, quer pelas folhas grandes, quase sésseis, agrupadas nas extremidades dos ramos, cuja coloração, variando com a idade, vai do verde intenso ao vermelho-rubro, com o amarelo de permeio. Flores muito pequenas, branco-róseas, apétalas, dispostas em espigas axilares. Drupa elíptica, glabra e achatada, de uns 5 cm de comprimento, indeiscente, de mesocarpo comestível. Foi durante longos anos a árvore preferida para arborização dos logradouros públicos, graças ao seu crescimento rápido, elegância do porte e profundidade do raizame, com o inconveniente, porém, de perder as folhas e produzir bastante fruto. Ainda hoje é uma das plantas mais recomendadas para as praias, visto desenvolver-se perfeitamente nos terrenos salgados, arenosos e resistir aos efeitos dos ventos. É originária da Malásia.

Esta é minha rua aqui em Taguatinga-Df, este é o chão quando a castanhola está perdendo as folhas acho liiindo!! Fico olhando pra esta árvore da janela do meu atelier.
Fala sério, não é maravilhosa?
Olhe o azul do céu do DF...
A árvore é da casa do vizinho, nos anos 70 morei aqui então esta árvore tem muitas lembranças da minha adolescência... inclusive os primeiros beijos...
De outro ângulo...
Que amor...
E ela quando está verdinha....

Nenhum comentário: